04 janeiro, 2013

Coraline, Neil Gaiman

SINOPSE: Desde de que quatro crianças inglesas descobriram a terra encantada de Nárnia, ninguém iniciava uma viagem fantástica num simples abrir de porta. E desde que Alice seguiu o coelho, ninguém enfrentou coisas tão extravagantes e assustadoras. Você não tem que ser criança para se render ao encanto de Gaiman em "Coraline". Entre por essa porta e acredite no amor, na magia, e no poder do bem sobre o mal.

No livro, Coraline acaba de mudar-se para um apartamento em uma casa antiga com vinte e duas janelas e quatorze portas, sendo que, treze delas abrem sem problemas, já a porta restante, dependendo da hora e da ocasião abre para uma parede de tijolos ou para um corredor escuro e gelado. Mas só mesmo ela descobre essa "variação", e por esse motivo, sua mãe mantém a porta sempre trancada.
Devido a falta de tempo e atenção dos pais, Coraline está sempre tentando arrumar algo para fazer, se distrair, etc. E, entre todas as coisas que mais gosta, a que lhe é indispensável é: Explorar.

"(...) O velho abaixou-se na direção de Coraline, chegou tão perto que as pontas do seu bigode faziam cócegas na orelha dela.
— Os ratos têm uma mensagem para você — sussurrou. Coraline não sabia o que dizer.
— A mensagem é a seguinte: Não passe pela porta. — Fez uma pausa. — Isso faz algum sentido para você?
— Não — respondeu Coraline. O velho encolheu os ombros.
— São esquisitos, os ratos. Entendem as coisas errado. Entenderam seu nome errado, sabe? Insistem em chamá-la Coraline, e não Caroline. De modo algum Caroline. "

Entretanto, durante uma tarde chuvosa e muito tediosa, onde a tv não mostrava nada que não fosse pra adultos e onde todos os livros já haviam sido lidos, Coraline sente a curiosidade mais do que nunca desperta, e pede a mãe para abrir a porta. Quando finalmente a convence, tudo o que vê é apenas uma parede de tijolos.
Porém, depois de alguns dias, e de alguns acontecimentos á parte, enquanto seus pais não voltavam para casa, Coraline se ver mais uma vez atraída pela porta e a abre com hesitação. Através dela, e depois de algumas passadas em um corredor escuro, ela logo descobre um apartamento ‘vazio’ e de muita semelhança ao seu. E é aqui que os problemas de Coraline começam.
O apartamento já não tem nada de desabitado, e ela acaba de cara a cara com duas criaturas (de botões costurados onde deviam estar os olhos) que afirmam ser seus “outros” pais.
Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis, habitantes que nunca falam seu nome errado e tudo o mais que Coraline poderia querer um dia. Mas, a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador, e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar tanta maldade.
Coraline não precisou de mais que apenas duas páginas para que me fizesse o querer terminar com uma ansiedade quase... bonita. E, confesso que agora até me vejo com dificuldades para escolher o que mais falar sobre ele/dele, mas há duas coisas importantes e que eu opinei guardar comigo em um bloco de anotações qualquer, e agora, aqui também: Acho que de todos os livros que eu li, esse me foi o único onde encontrei no final dele uma "baita" de uma explicação sobre cada personagem; Sobre como eles continuariam dali em diante. Fiquei encantada. E a outra coisa é que, antes de folhear o livro, eu tinha me auto-convencido de que ele possuiria muitas igualações com as duas estórias citadas na sinopse acima, mas não. Não é assim. De parecido, na minha percepção, só se tem mesmo o gato (que no livro é um personagem falante e prestativo) e a porta mágica. hahah É tudo muito diferente. Gostoso de ler... No entanto, o que falam sobre o livro ser macabro não é exagero. Eu realmente o li com um pouco de apreensão e de outros sentimentos chatinhos, mas o final, não poderia ter sido mais bem elaborado. Eu sinceramente acho isso.
O livro é do gênero infanto-juvenil, mas cá pra nós: O considero uma leitura quase obrigatória até pra quem se é adulto ou mais que isso, porque ele tem lá os seus segredinhos e outras coisas implícitas que acabam passando despercebidas pelos demais (crianças). Além disso, ele é muito fininho e cheio de ilustrações não-fofas! hahah Uma gracinha só.
Lido em: Janeiro de 2013
Editora: Rocco
Ano: 2003
Páginas: 160
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥  

4 comentários:

  1. Realmente muito interessante! E tenho que concordar que é um livro para qualquer idade!

    Carregado de aventura!

    Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem verdade! <3
      Ah, e fiquei surpresa por te ver aqui, Júnior.
      Sério. Obrigada!

      Dri

      Excluir
    2. Blog falando de livros...
      Otimos livros...
      Fannye Dri juntas postando no blog...
      Sem preço!!! D+

      Pode contar comigo!

      Excluir
  2. Muito interessante a história, fora que é do Neil Gaiman então não tem como ser muito bom...
    Eu preciso ler esse livro.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.