27 janeiro, 2013

Dom Casmurro, Machado de Assis.

Pintura por: wandger, Bentinho e Capitu.
Da minissérie "Capitu",
baseada na obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis
Sinopse: Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiúçam  o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída.
                                                                           A obra:

Dom Casmurro é o último romance da trilogia realista que marcou (e ainda marca) épocas. Para entender melhor: "trilogia realista" é o termo atribuído pela crítica moderna pelos três romances que marcaram um novo estilo na obra de Machado de Assis, a saber Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borda (1891) e Dom Casmurro(1899), e que tiveram grande importância para a inovação da literatura brasileira, introduzindo o Realismo no Brasil. Foi publicado em 1900 e é um dos romance mais conhecidos de Machado. Narra em primeira pessoa a estória de Bentinho que, por circunstância várias, vai se fechando em si mesmo e passa a ser conhecido como Dom Casmurro. 

Não é por menos que este livro teve uma belíssima adaptação para a televisão. Eu nunca havia lido tamanha sabedoria em 148 capítulos mini-capítulos. Confesso que levei alguns longos dias para terminar de ler, pois eu não queria guardá-lo tão facilmente, por isso confesso que "enrolei" um pouco para deixá-lo a mirar na estante. Era demais para o meu coração, rs.


E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará. A moça - que não era Capitu, mas também tem olhos de ressaca - levanta e segue em frente. Não por ser forte, e sim pelo contrário: por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter ódio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda. Afinal, foi chorando que ela, você e todos os outros, vieram ao mundo.
Ao pesquisar sobre enredos, críticas ou resenhas na internet, não há uma pessoa sequer que não desperte desejo pela leitura de Dom Casmurro, seja pelos seus belos trechos divulgados na internet ou qualquer outro texto relacionado. O título do livro é uma incógnita, assim como o enredo e a estrutura. Só mesmo um escritor como Machado de Assis poderia ter criado esse que é um dos maiores enigmas da nossa literatura. Ao termino da leitura, uma única pergunta é posta a prova: Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? É o resultado de uma história manipuladora, que consegue confundir a cabeça do leitor. Dom Casmurro teve sua primeira edição lançada em 1900, sendo narrada pelo personagem principal: Bento Santiago, mais conhecido como Bentinho. O personagem conta a sua história em 148 mini-capítulos. No primeiro capítulo, ele conta o significado do título do livro, "Dom Casmurro", que é uma homenagem a um "poeta do trem" que certa vez o importunou com seus versos e que lhe chamou de "Dom Casmurro" por ter, segundo Bento, "fechado os olhos três ou quatro vezes" durante a recitação. Nos capítulos seguintes ele conta as suas reminiscências: Primeiro, a obrigação posta pela mãe para o menino que, ao fazer 15 anos de idade, teria que ir para o seminário com o objetivo de cumprir a promessa da sua mãe, a viúva D.Glória. Esta já estava esquecida da tal promessa, mas foi lembrada por José Dias (agregado da casa), com o argumento de que seu filho estaria namorando com Capitolina, a vizinha pobre por quem Bentinho era apaixonado. Nos próximos capítulos, o narrador-personagem caracteriza todos os outros personagens do livro, desde o agregado José Dias, até D. Glória e em seguida, conta a sua história e suas psicoses de meia-idade.



O livro, para mim, tem um diferencial inexplicável. Desde as caracterizações, até as loucuras de ciúmes possessivo de Bentinho para com a sua esposa, Capitu. Não vou falar sobre todo o enredo do livro para despertar a curiosidade de vocês, amados leitores do nosso blog. É uma leitura irreverente e manipuladora. De todos os livros que eu já li, este sem dúvidas, é o mais provocante e mais fascinante. O retrato moral da época e o caráter do narrador, recebeu inúmeros estudos, adaptações para outras mídias e sofreu inúmeras interpretações, assim como a Rede Globo que fez uma minissérie baseada no livro, chamada "Capitu", que descreve perfeitamente todas as reminiscências do narrador. Mas afinal: Capitu traiu ou não Bentinho? Vou dar uma proposta à vocês: Enviar por "contato" o que achou do livro, se já leu ou irá ler, e qual a sua posição, conclusão da história. Fica a critério de vocês.




Não importa a faixa etária, cada um de vocês irá ficar com um gostinho de "quero mais" ao ler o livro. Boa leitura!



Editora: Livraria Garnier
Ano: 1900
Páginas: 223 (depende da edição)
Nota: ♥ ♥ ♥  

2 comentários:

  1. Adoro esse livro! Li por livre vontade, gostei muito ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Não tenho nem comentários para falar desse livro.
    Machado de Assis é meu autor preferido e Dom Casmurro é o livro que mais amo dele.
    O livro é perfeito e eu defendo com unhas, garras e dentes que Capitu era inocente.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.