28 janeiro, 2013

O Diário de Anne Frank, Anne Frank






SINOPSE: Publicado originalmente em 1947, "O Diário de Anne Frank" já foi lido por milhões de pessoas em todo o mundo. É comovente descobri que, no contexto tenebroso do nazismo e da guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer tempo e lugar. O leitor acompanha o desabrochar da sexualidade de Anne, surpreende-se com a relação conflituosa que a jovem tinha com a mãe e se emociona com sua admiração sem reservas pelo pai. Anne registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seus diário está sempre entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa terna e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.





Primeiramente, eu odeio essa capa! A Anne não é feia, pelo contrário, eu a acho linda e nesse "retrato" distorceram totalmente o seu rosto, só coloquei essa foto aqui porque é a edição mais recente do "Diário de Anne Frank".



   Tudo começa no dia 12 de junho de 1942, quando Anne Frank, uma garota de 13 anos judia, ganhou um diário de presente de aniversário, ao qual deu o nome de Kitty. Em um período tumultuado da Segunda Guerra Mundial, Anne, sua família e alguns amigos judeus são "obrigados" a morar em um "Anexo Secreto". Lá, eles viveram por um pouco mais de dois anos, em situação precária e contrabandeando comidas.

   Anne até então, relata em seu diário, os acontecimentos da Guerra, a sua adolescência, sua relação conturbada com sua mãe e todos os seus planos de quando saísse de lá. Ela tinha um sonho de ser jornalista e publicar um livro sobre o Anexo.

"E apesar de rir e fingir que não me importo, eu me importo sim. Tem dias que gostaria de ser diferente, mas isso é impossível. Estou presa ao caráter com qual nasci, e mesmo assim tenho certeza de que não sou má pessoa. Faço o máximo para agradar a todos, mais do que eles suspeitariam num milhão de anos."


Sou apaixonada pela Anne! Sério. Ela era uma menina tão especial, não merecia ter passado pelo que foi obrigada a passar. E esse assunto (Segunda Guerra Mundial), é super interessante, adoro ler relatos sobre o mesmo. É uma história emocionante de uma menina que teve que ser muito corajosa para enfrentar a Guerra. 



Curiosidade: Anne Frank tinha o sonho de ser escritora. Como os alemãs não deixaram-a realizar seu sonho, seu pai, algum tempo depois, publicou um "livro" apenas com os contos escrito por ela. O nome do livro é "Contos dos Esconderijo".


Lido em: Novembro de 2012
Editora: BestBolso
Ano: 1947
Páginas: 273 
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ 




3 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler este livro, mas não encontro aqui na minha cidade :c
    http://www.desatando-nos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você, Igor. :C
      Mas, sabe... Vale tão a pena que você o compre/leia, que acho que deves o procurar no submarino ou em alguma outra loja online.
      Ingrid

      Excluir
  2. Parece ser bem interessante, mas não o conheço.
    Acho muito interessante livros que falam de fatos reais.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.