05 fevereiro, 2013

Um Amor Para Recordar, Nicholas Sparks


“Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos.
Esta é a minha história — e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir, e depois vai chorar — não diga que não avisei.”
Sinopse: Landon, filho de uma família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade.
Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninha do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua.

Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não foi por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos…

Em inglês, A Walk To RememberBom, a maioria das pessoas que já ouviram falar desse nome, o conhece pelo filme. Confesso que minha expectativa para ler o livro só aumentava por já conhecer a história, e realmente me surpreendi. Nicholas Sparks, autor do livro, descreve de forma maravilhosa cada frase, cada parágrafo, cada capítulo… Narrado em primeira pessoa e pelo personagem Landon, o livro fala de dois seres que jamais imaginariam aproximar-se um do outro.
Estava perto do baile, e Landon não havia arranjado alguém para acompanhá-lo, já que sua ex-namorada Ângela o havia trocado por um garoto mais velho que tinha um carro mais bonito. Como todas as garotas bonitas do baile já tinham seus pares, restava a ele procurar por alguém no livro de fotos dos alunos da escola. Aliás, era sua única esperança, ou teria de ficar servindo ponche e limpando os vômitos nos banheiros como os rapazes que iam desacompanhados para o baile. De todas as garotas visualizadas, Jamie Sullivan era “a mais razoável”. Após tanto folhear as páginas do livro, decidiu convidá-la, e a partir daí, mudanças ocorreram na vida de Carter.

“— Bem… Você gostaria de ir ao baile comigo?
Eu percebi que ficou surpresa. Eu imagino que ela estivesse pensando que aquele pequeno preâmbulo até a pergunta se referia ao convite que alguma outra pessoa iria fazer. Às vezes os adolescentes enviavam amigos para — sentir o terreno —, por assim dizer, para não correr o risco de uma possível rejeição. Mesmo que Jamie não fosse igual aos outros adolescentes, tenho certeza de que ela estava familiarizada com o conceito. Pelo menos na teoria.
(…)
— Eu adoraria ir com você — ela disse, finalmente — mas com uma condição.
Eu me endireitei, esperando que não fosse algo constrangedor demais.
— E o que é?
— Você tem que prometer que não vai se apaixonar por mim.
Eu sabia que ela estava brincando, pelo modo como riu, e eu não consegui evitar respirar aliviado. Às vezes, admito, Jamie tinha um ótimo senso de humor.
Eu sorri e dei minha palavra.”

 Carter assumiu o papel de Tom Thornton, numa peça em que Sullivan seria o anjo. Isso os aproximou ainda mais, mesmo que ele tivesse vergonha de admitir a amizade. Depois da apresentação, Landon cai em si e percebe que está apaixonado por Jamie. E aí, queridos leitores do blog, não contarei mais nada para não estragar a sensação de viver a história que se passa. Viver mesmo, pois é como se Landon estivesse sentado bem aqui do meu lado contando tudo o que aconteceu com lágrimas nos olhos e um sorriso nos lábios.
Esse foi o primeiro livro que li de Sparks e confesso que gostei muito. Caso algum dia eu leia outros de sua autoria, espero que seja tão bom quanto Um Amor Para Recordar.

 “Eu respiro fundo, absorvendo o ar fresco da primavera. Embora Beaufort e eu tenhamos mudado, o ar ainda é o mesmo. Ainda é o ar da minha infância, o ar dos meus 17 anos, e, quando finalmente exalo, estou novamente com 57 anos. Mas está tudo bem. Dou um leve sorriso, olhando para o céu, sabendo que ainda há uma coisa que não contei a você. Agora eu acredito, apesar de tudo, que milagres podem acontecer.”

Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 188
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥


7 comentários:

  1. Olás!!

    Esse livro é emocionante, o filme é emocionante! Uma das minhas histórias favoritas!

    Beijos
    http://www.plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro, mais o filme faz parte da minha coleção de DVD´s, amo de paixão!!!

    Te indiquei p fazer uma tag que chama conhecendo o blog. Espero que goste! Bjks
    http://ocoracaodetinta.wordpress.com/2013/02/06/tag-conhecendo-o-blog/#more-489

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi o filme, mas esse é meu livro favorito do Sparks. A única coisa que eu não gostei dele é o final simplesmente porque nao gosto de livro que deixa em aberto, mas ainda ssim foi ótimo

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri!

    Esse também foi o primeiro livro que li do Sparks, quando eu era bem mais nova. Fazia tanto tempo que não lembrava direito da história (do livro), então acabei relendo no ano passado.
    Também gostei muito. Acho esse um dos melhores do Nicholas Sparks. Depois de um tempo ele se tornou meio repetitivo.

    Ah, e adorei o seu comentário lá no blog. Muito obrigada mesmo! Fico super feliz em saber que você gosta. E boa sorte no sorteio ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso não?
    Eu ainda não li, nem assisti o filme, mas todas as vezes que alguém me conta a história eu começo a chorar... talvez por eu não queira nem chegar perto...
    Adorei sua resenha!
    bjss

    ResponderExcluir
  6. É realmente maravilhoso! Tanto o livro quanto o filme são os meus preferidos. Quando o ganhei, fiquei toda afobada. Lembro-me que pedi livros de presente de aniversário, mas não sabia que minha tia escolheria logo esse para me dar. Parece até que leu minha mente, sabe? Rs. É extremamente emocionante. Acho que por conhecer a história, por saber de tudo que aconteceria, as lágrimas já rolavam sobre o meu rosto desde a primeira frasezinha do livro...
    Obrigada pelos comentários, meninas. Gosto de saber a opinião de vocês sobre as minhas resenhas e fico muito feliz por gostarem!
    Bjs, Alice.

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso ler esse livro eu até o tenho mais a fila antes de chegar nele está grande.
    Eu assisti o filme e me apaixonei.
    Espero que o livro seja ainda melhor que o filme.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.