13 fevereiro, 2013

O Lado Bom da Vida, Matthew Quick

Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um ‘tempo separados’. Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que “é melhor ser gentil que ter razão” e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. 
Não vou comentar sobre o enredo, pois a sinopse em si já falar muito bem sobre o que vai acontecer no livro, e foi justamente ela e a capa - que particularmente me deixou mais curiosa e interessada nele - que me fizeram embarcar nesta história.

"Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e me lembro de continuar tentando (...)"
O livro é narrado por Pat, um personagem bem diferente. Possui um otimismo que é contagiante, e com o seu jeito nada convencional conseguiu me cativar e me fazer torcer por ele, apesar de seus pensamentos serem um tanto ingênuos, às vezes. Mas fora isso, eu gostei dele. Os outros personagens também são bem legais.

E, não posso deixar de fazer um breve comentário sobre o final. Que foi o que eu mais gostei, mesmo que não tenha sido o que Pat tanto desejava, acredito que tenha tido o melhor final. Posso dizer foi emocionante. 

O livro também nos mostra algumas lições de vida. Uma delas até está escrita na própria sinopse, que é:

"Sempre vale a pena tentar mais uma vez." 
Enfim... Em resumo eu gostei do livro, apesar de ter esperado mais. Estou super ansiosa para ver filme, que por mais estranho que pareça, acho que vai ser melhor do que o livro.
Boa leitura! 



Lido em:  Fevereiro de 2013
Editora: Intrínseca
Ano de edição: 2013
Páginas: 256
Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ 

7 comentários:

  1. Que blog mais lindo! Fiquei encantada com seu cantinho, estais de parabéns! :)

    Não tinha chegado a ler a sinopse desse livro, nem nada, mas só a capa dele (os atores, principalmente) me despertaram uma vontade para lê-lo. O título também é intrigante. Adorei sua resenha, me incentivou mais ainda para ler o livro.

    Parabéns mais uma vez pelo seu blog e sucesso!
    Beijos, Thayna.
    http://thaynacamila.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Seja bem vinda.

      Fico bastante feliz por ter adorado a resenha. ^^
      Sucesso para você também,
      bjo.

      Excluir
  2. Ah, eu amei o livro, muito bom. O filme como filme é bom, mas como adaptação do livro, não gostei. Beijo.

    Daniele
    http://livrosparaamar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Raissa13.2.13

    Ainda n li nem vi o filme. Mas estou querendo mt assistir :)) Simplesmente acho q vai ser bom, fujo das resenhas, pois não quero estregar toda a surpresa da história.

    ate
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs. Eu também fujo das resenhas Raissa, só leio depois que termino o livro. (:

      Abraço.

      Excluir
  4. Eu assistir o filme. Mas quero muito ter o livro, só não tive a oportunidade ainda. (:
    Beijinhos

    carinhodaspalavras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro pelo mesmo motivo que você a capa e a sinopse me ganharam.
    E também estou louca para ver o filme.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.