11 janeiro, 2013

O Verão Que Mudou Minha Vida, Jenny Han


"Tudo que uma garota quer em um verão." Sarah Dessen
Essa é a frase que compõe a capa e que, de fato, resume o que eu pensei quando terminei a leitura. E ainda falando em capa: Eu gosto dessa, apesar de que os personagens nela, nada sejam semelhantes com os que imaginei. rs É simples, e o simples encanta, sim?
Belly, nossa principal, sente como se vivesse apenas nos verões, porque é neles que ela vai para a casa de praia de Suzannah, em Cousin's Beach. Onde ela, seu irmão, e os filhos de Suzannah, Jeremiah e Conrad se juntam. Então é logo nesse verão que as coisas mudam, quando Belly se torna bonita, quando seu irmão Steven vai embora mais cedo para procurar faculdades com seu pai e deixa as coisas mais livres, e é quando parece, só um pouco, que Conrad finalmente a notou. São nesses turbilhões de emoções, com a juventude e hormônios de Belly explodindo que ela relembra seu passado e tenta aproveitar ao máximo o que parece ser o último verão para todos ali. Os personagens são megamente cativantes e humanos e suas personalidades se encaixam esplendidamente. Algumas atitudes irritam aqui ou ali, mas o livro passa tão rápido que é quase imperceptível.
O Verão Que Mudou Minha Vida, talvez se lido por outra pessoa não surtirá o efeito que surtiu em mim. Já vi algumas opiniões no estilo “a história é bem morna, nada demais” por aí. Por isso acho que O Verão é um livro de momento, de espírito e personalidade. Em mim, ele provocou o efeito desejado (é o que espero) pela autora. Ele brincou com minha essência e sonhos adolescentes, me transportou àquela praia, àquela casa, ao seio daquelas duas famílias. Me irritei junto com a Belly, me apaixonei pelos meninos (principalmente por Cam), me senti excluída e profundamente machucada quando uma terrível notícia surgiu.
Não é apenas um romance, e não se trata apenas de aventuras de verão. Na verdade, é bem mais que isso. Se trata de uma história de amizade, de lembranças, amadurecimento e vida. Eu não sinto como se pudesse chegar nem perto de retratar a beleza do livro, só lendo para entender.
"Às vezes é como se as pessoas fossem um milhão de vezes mais belas na nossa cabeça, como se as víssemos através de uma lente especial. Mas, por outro lado, se é assim que as vemos, talvez seja assim que elas realmente são."
Uma curiosidade: O título original The Summer I Turned Pretty, significa na verdade, O Verão Que Fiquei Bonita, mas ao adaptarem o livro para o português, acabaram o modificando.

Lido em: Janeiro de 2013
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 288 
Nota: ♥ ♥ ♥  

Um comentário:

  1. Fiquei curiosa para ler o livro, parece que ele faz meu estilo.
    Já vou procurar mais informações sobre ele.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.