18 janeiro, 2013

As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky


Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

“Então, essa é a minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim.”

O livro é narrado por Charlie, um adolescente de 15 anos que enfrenta sozinho os seus problemas (não só por ser tímido mas também por não ter amigos), ele envia cartas a um suposto "querido amigo" contando todos os acontecimentos do seu primeiro ano no ensino médio, o destinatário é desconhecido por nós. Tudo muda na vida de Charlie quando ele conhece Sam e Patrick e com eles, Charlie, passa os melhores momentos da sua vida, descobrindo e enfrentando seus problemas.

O autor aborda diversos temas polêmicos, enfrentados por muitos adolescentes, como por exemplo: Suicídio, violência sexual e contra a mulher, doença mental, aborto, drogas, homofobia.. Mas o incrível desse livro é que todos esses assuntos são narrados de uma forma simples por Charlie.

As vantagens de ser invisível é um livro extraordinário, sem duvidas, um dos melhores que já li na minha vida (quiçá o melhor). Eu o li menos de um mês antes do lançamento do filme e  com certeza, foi uma adaptação perfeita do livro.


 "Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa "Eu me sinto infinito" 



Uma curiosidade: O livro foi adaptado em Outubro de 2012 e teve como personagens principais: Logan Lerman (Charlie), Emma Watson (Sam) e Ezra Miller (Patrick).


Lido em: Outubro de 2012
Editora: Rocco
Ano: 2007
Páginas: 223 
Nota: ♥ ♥ ♥  

3 comentários:

  1. Olá! Estou louca para ler esse livro... Já vi tantas críticas positivas quanto negativas em relação à ele, mas preciso tirar logo minhas próprias conclusões, hehe
    Gostei do seu post, estou mais curiosa! Beijo!

    Lis, our books on the shelf.
    http://ourbooksontheshelf.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá rs.
    Quase todas as resenhas sobre "As vantagens" são assim.. Ou amam muito ou não gostam nenhum pouco. Espero que goste!
    Muito obrigada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler o livro e assistir o filme.
    Até porque é com a Emma que eu adoro.
    Estou louca para ler.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.