30 janeiro, 2013

A Cabana, William P. Young

Sinopse: Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.
Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.

Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime numa tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.
Em um mundo tão cruel e injusto, A cabana levanta um questionamento atemporal: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?
As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de forma tão profunda quanto transformou a dele.

A Cabana - William P. Young
"Há algo agradável nas tempestades que interrompem a rotina.A neve ou a chuva gélida nos liberam subitamente das expectativas, das exigências de resultados e da tirania dos compromissos e dos horários.Ao contrário da doença, esta é uma experiência mais coletiva do que individual. Quase podemos ouvir um suspiro de alívio erguer-se em uníssono na cidade próxima e no campo, onde a natureza interveio para dar uma folga aos exaustos seres humanos. Todos os afetados pela tempestade são unidos por uma desculpa mútua. De súbito e inesperadamente o coração fica um pouco mais leve. Não serão necessárias desculpas por não comparecer a algum compromisso. Todos entendem e compartilham a mesma justificativa, e a retirada súbita de qualquer pressão alegra a alma."
O que falar sobre A Cabana? 
Foi com essa pergunta que resolvi começar a resenha. Não é comum acontecer isso, já que é um livro maravilhoso cheio de ensinamentos, mensagens e reflexões. A história é complexa, e bem convidativa logo no início, mas chega em um determinado ponto, para especificar: Quando é posto o encontro de Mackenzie com Deus e suas descobertas após todas as evidências da filha falecida, que começa a ficar monótono. Não pelo falo de envolver a religião, mas as inúmeras voltas em torno de um só assunto. 
Preciso confessar que peguei o livro com o pensamento de que ia abandoná-lo, mas não foi o que aconteceu, para minha felicidade. Li o prefácio, e fiquei instigada em conhecer mais profundamente a história de Mackenzie Allen Philip, que sai para um passeio de férias com seus filhos e vive seu maior pesadelo quando descobre que sua filha caçula, Missy, foi raptada e mais tarde surgem provas de que ela foi assassinada em uma cabana abandonada no meio da floresta.  William P. Young, com sua fantástica criatividade e sensibilidade nos toca imensamente com este livro, tanto que ele esteve em Primeiro Lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times, não é por menos.

De início, o que me atraiu foi a capa. E, como o livro dá muitas características sobre local, ficamos imaginando por meio desta todos os detalhes desse cenário intenso de A Cabana. A imagem nos passa a ideia de que o lugar era frio, isolado e muito misterioso. Uma cabana coberta de neve que rendeu muitas histórias tristes para o nosso protagonista Makenzie, e, ficamos tão fixados nela a ponto de imaginarmos como seria, o que aconteceu, até os mínimos detalhes, como por exemplo: Como e onde foi deixado o corpo de Missy. Como uma cabana tão tenebrosa passa tanta tranquilidade na capa de um livro? Mais um motivo de interesse em ler.

Para ler A Cabana temos que nos desconectar de nossas crenças, religiões e coisas materiais e ler com um olhar menos crítico, com o coração. Se questionarmos demais (coisa que fazemos por hábito) não vamos entender a imagem passada no livro. E assim eu fiz, me deixei levar pela história misteriosa e emocionante escrita por William P. Young.



Não sei qual foi o propósito real dele ao escrever este livro, mas de uma coisa tenha certeza: Você vai se emocionar e pedir bis a cada capítulo passado. E ao terminar, com certeza vai ter inúmeros questionamentos e outras inúmeras respostas para perguntas que nem você sabia que tinha dúvidas. É um livro fictício, mas o autor nos apresenta à Santíssima trindade e nos conecta cada vez mais perto de Deus de uma forma irreverente. Acredito que, se lido por mentes fechadas, provavelmente criticariam o Deus, apresentado nesta obra, por isso reforço o que disse, desconecte-se de tudo que você aprendeu, e leia "A Cabana" de coração aberto.


"O mundo pareceu ficar escuro por um instante. Ele permaneceu ali deitado, tonto e olhando o céu, franzindo os olhos enquanto a precipitação gelada esfriava rapidamente seu rosto vermelho. Durante uma pausa ligeira, tudo pareceu estranhamente quente e pacífico, com sua cólera momentaneamente nocauteada pelo impacto."
Mais do que recomendado! Vocês precisam ler esta obra maravilhosa chamada "A Cabana". 




Lido em: Dezembro de 2009
Editora: Sextante
Ano: 2008
Páginas: 240
Nota: ♥ ♥ ♥   

9 comentários:

  1. Amo o livro "A Cabana", mais realmente devemos 'esquecer' tudo que aprendemos independente da religião, mais enfim, ele é 'mágico' e apaixonante!

    Beijos, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Diego, se nos deixarmos levar pelas limitações da própria religião acabam saindo julgamentos precipitados sobre o livro, tal que não merece esse tipo de julgamento. O livro é mesmo apaixonante! Obrigada pelo comentário!
      (Larissa Rocha)

      Excluir
  2. Adorei este livro. E realmente acho verdadeiro que cada ser seja sua própria igreja, uma vez que hoje as mesmas estão tão distantes do ideal religioso e se tornando cada vez mais políticas e comerciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dou total razão a sua posição sobre a religião, e é uma pena que isto esteja se tornando tão frequente. Fico feliz que tenha lido a resenha e o livro. Beijos! (Larissa Rocha)

      Excluir
  3. Esse livro é maravilhoso ! Eu amo ele, foi uma ótima experiência lê-lo pois traz realmente a questão de que devemos simplesmente acreditar, em meio a qualquer dificuldade.
    Amei o blog !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é mesmo incrível, não é? E está certíssima, ele nos mostra a religião de um modo incrível. Obrigada, esperamos que nos visite mais vezes, beijos! (Larissa Rocha)

      Excluir
  4. Anônimo31.1.13

    Amei a resenha e como foi posto os comentários. Estás certíssima de que devemos nos desconectar das crenças religiosas, amo esse livro e amei a sua resenha. Apesar de não ter conta no google, vou visitar aqui sempre. Beijos !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios e pelo comentário. E concordo com o que falou sobre A Cabana. Muito obrigada volte sempre! (Larissa Rocha)

      Excluir
  5. Ouvi falar muito bem do livro.
    Acho que é uma boa pedida para quem não tem preconceito de ler livros que falem sobre religião, Deus e fé.

    http://lisos-somos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou? Concorda/discorda? Diga-nos o motivo. Rs.